segunda-feira, 21 de junho de 2010

Boletim da Copa: Grupos C,D,E,F,G e H

Voltamos com o nosso Boletim da Copa!

Grupo C
Abrindo a segunda rodada deste grupo, o EUA, após sair perdendo de 2 a 0 para a Eslovênia, conseguiu chegar ao empate e só não viraram a partida, devido a um erro grosseiro da arbitragem, ao anular um gol legítimo dos norte-americanos. Birsa e Ljubijankic marcaram para os eslovenos, e Donovan e Bradley empataram para os norte-americanos.
Com um empate contra a Inglaterra, os eslovenos se garantem, pela primeira vez na sua história, na próxima fase do torneio.
Na outra partida da chave, a favorita Inglaterra não conseguiu vencer a Argélia. Em um jogo muito chato, os ingleses não conseguiram marcar um golzinho sequer nos argelinos. Final: 0 a 0

Grupo D
As zebras passearam na segunda rodada deste grupo. A favorita Alemanha conseguiu perder para a Sérvia por 1 a 0. Depois da expulsão do “alemão” Klose, os sérvios ficaram com a missão um pouco mais fácil e conseguiram o gol da vitória por intermédio do atacante Jovanovic.

Outra zebra, foi o empate entre Gana x Austrália. Os australianos, que tomaram uma surra da Alemanha na primeira rodada, até saíram na frente com Holman, mas após Kewell por a mão na bola dentro da área, e ainda por cima ser expulso, o ganês Asamoah Gyan não desperdiçou sua segunda cobrança de pênalti neste Mundial. Resultado: 1 a 1
Apesar deste empate, a seleção de Gana precisa apenas de um empate contra a Alemanha na última rodada para se garantir nas oitavas-de-final.

Grupo E
Os holandeses conseguiram mais uma vitória no Mundial, e de quebra, se classificaram para as oitavas-de-final. O Japão foi a vítima da vez, apesar da Holanda só conseguir sair com a vitória graças a uma ajudinha do goleirão japonês Kawashima, que rebateu a bola, após o chute de Sneijder, para dentro do gol.

No outro jogo, a Dinamarca venceu Camarões por 2 a 1 e pôs fim a participação dos africanos na Copa de 2010. Os camaroneses até saíram na frente do marcador através de Eto’o, mas Bendtner e Rommedahl viraram o jogo para os escandinavos. Na última rodada deste grupo, Dinamarca e Japão medem forças para saber quem se classificará ao lado dos holandeses para a próxima fase.

Grupo F
Mais uma zebra neste torneio! A Itália tinha tudo para golear a “amadora” Nova Zelândia, porém, o resultado da partida e a foto abaixo explicam o momento que vive o futebol italiano.
Os italianos saíram atrás do placar, após gol do neozelandês Smeltz, mas chegaram ao empate graças ao pênalti convertido pelo atacante Iaquinta. Final: 1 a 1 com a Itália fazendo “força” para ficar de fora da próxima fase.
Destaque: O goleiro Paston, da Nova Zelândia foi o grande nome do jogo, com grandes e importantes defesas que garantiram este empate histórico.

Já o Paraguai está rindo a toa! Depois de empatar com a Itália no primeiro jogo e vencer os eslovacos por 2 a 0, a equipe sul-americana alcançou a liderança do grupo. Com um empate na próxima rodada contra a Nova Zelândia, os paraguaios se garantem nas oitavas-de-final. Os gols da vitória paraguaia foram marcados por Vera e Riveros.

Grupo G
O Brasil está matematicamente classificado para a próxima fase da Copa! Depois de jogar apenas para o gasto contra a Coreia do Norte, o Brasil mostrou realmente o futebol que o classificou como um dos favoritos a erguer a Copa do Mundo, e venceu a Costa do Marfim por 3 a 1. Luís Fabiano, duas vezes, e Elano marcaram para a seleção “canarinho” com Drogba descontando para os marfinenses.O destaque negativo desta partida foi a violência da equipe africana para com os brasileiros, além da expulsão do pacato Kaká, que não enfrentará Portugal na próxima partida.

Por falar em Portugal, nossos ex-colonizadores demonstraram como vencer a Coreia do Norte! Ao contrário do Brasil, que venceu apertado os norte-coreanos, os portugueses aplicaram uma verdadeira goleada, ao vencer por “apenas” 7 a 0. Raul Meireles, Simão, Hugo Almeida, Tiago (2x), Liédson e Cristiano Ronaldo foram os responsáveis por esta incrível goleada.
Portugal joga contra o Brasil na última rodada deste grupo precisando somente de um empate para se classificar às oitavas-de-final.

Grupo H
Por fim, o último grupo do Mundial. Os chilenos estão impressionando nesta Copa do Mundo pelo seu futebol vistoso, alegre e ofensivo. Jogando contra a retrancada Suíça, os chilenos ensinaram os espanhóis como furar um “ferrolho suíço”. Abusando de perder gols, o Chile venceu os suíços por 1 a 0, gol de Mark González, e lidera o grupo.
Já no outro jogo da chave, a Espanha finalmente desencantou e venceu Honduras por 2 a 0. David Villa foi o responsável pela primeira vitória da “Fúria” na Copa.

Curiosamente, apesar de liderar o grupo e precisar apenas de um empate para avançar, o Chile é o principal candidato a ficar de fora da próxima fase. A explicação para esta hipótese são os infelizes confrontos da última rodada.
O Chile enfrenta a favorita Espanha, que necessita de uma vitória para se classificar, e a Suíça (*sem Behrami, expulso na partida desta segunda-feira contra o Chile*) enfrenta a virtual eliminada Honduras. Na teoria, a Suíça vencerá os hondurenhos e a Espanha vencerá os chilenos. Sendo assim, Chile, Espanha e Suíça terminarão com 6 pontos, e o critério que decidirá os classificados para a próxima fase será o saldo de gols. Por abusar de perder gols, o Chile ficará, teoricamente, fora das oitavas-de-final da Copa do Mundo.

Domingo estarei de volta para postar tudo sobre as últimas e decisivas rodadas da fase de grupos!

Nenhum comentário: