
Para uns, uma conquista insignificante, mas para outros, uma façanha extraordinária e conquistada, literalmente, na base do suor.
Com apenas 20 jogadores em seu elenco, o "Tourão do Norte" como é conhecido, enfrentou várias dificuldades para conseguir o tão desejado acesso. Na primeira fase da Série D passou sufoco, mas acabou se classificando na vice-liderança do Grupo A6, com nove pontos, eliminando Brasília, Ceilândia e Botafogo, todos clubes do Distrito Federal. No mata-mata passou pelo Treze, numa verdadeira batalha. Em Araguaína, a partida terminou empatada em 1 a 1, porém, na Paraíba, o empate por 2 a 2 garantiu o "Tourão" na próxima fase.
Na terceira fase, o clube tocantinense fez o inacreditável. Jogando em casa, o Araguaína perdia para o Brasília por 3 a 0 ainda no primeiro tempo, mas ao voltar para a segunda etapa, virou o jogo para 4 a 3 e foi em vantagem para o jogo de volta. E mesmo assim, venceu por 2 a 1 na casa do adversário e garantiu a classificação para a Série C.

Extasiado com esta conquista, o presidente do clube tocantinense, João Luiz de Carvalho, rasgou elogios ao treinador do Araguaína, Léo Goiano. "Agradeço muito ao Léo por tudo que aconteceu. Se não fosse ele, nada disto teria acontecido", disse o presidente, que já começou o planejamento para a próxima temporada.
Realmente, uma proeza incrível para uma equipe sem tradição alguma em Campeonatos Brasileiros e que contava com somente 20 jogadores em seu plantel. Que o futebol tocantinense cresça cada vez mais e continue quebrando barreiras, a exemplo da guerreira equipe do Araguaína!
*Curiosidades:
- O apelido "Tourão do Norte" é uma alusão ao mercado agropecuarista do município. A cidade de Araguaína é conhecida como "A capital do boi gordo" pelo grande número de rebanhos bovinos que fazem da cidade a maior exportadora de carne bovina do estado do Tocantins.
- Com capacidade para 15 mil torcedores, o "Tourão do Norte" manda seus jogos no estádio Leôncio Miranda, o "Mirandão". 

- Araguaína é a segunda cidade mais populosa de Tocantins, com 150 mil habitantes, perdendo apenas para Palmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário