segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Hegemonia verde-amarela

Há mistura mais brasileira que praia e futebol? Foi seguindo esse raciocínio que alguns "peladeiros" da orla carioca acabaram criando, no início da década de 90, o beach soccer ou futebol de praia ou futebol de areia. A simples peleja de fim de semana, dez anos depois, tornaria-se um esporte oficializado pela FIFA, difundido pelos quatro cantos do mundo e prester a se tornar olímpico.

Em 94, a TV Globo e a Koch Tavares - empresa promotora de eventos - firmaram uma parceria e realizaram o I Mundialito de Beach Soceer durante o mês de abril, na Praia de Copacabana. O Brasil encantou a todos e venceu o torneio com sobras. No entanto, não foram só os gols incríveis e as jogadas fantásticas que impressionaram. A aceitação popular e a audiência que o evento proporcinou fez com que a areia passasse a ser, cada vez mais, uma paixão do brasileiro.

Em 98, o esporte no Brasil deixou de ser amador com a criação da Confederação Brasileira de Beach Soccer, a qual é alicerçada por um sistema de federações estaduais filiadas. É através dela que organizam-se os campeonatos nacionais, sobretudo o Campeonato Brasileiro, envolvendo as equipes de cada estado.

A Seleção Brasileira, em apenas 15 anos de história, acumula em sua bagagem cerca de 40 títulos internacionais (com destaque para o tetracampeonato Mundial FIFA - 06, 07, 08, 09) e uma inquestionável hegemonia. Foi, inclusive, no último fim de semana que os brasucas conquistaram seu último Mundial, em Dubai, contra a Suíça. Júnior Negão, o maior de todos os tempos, Benjamin, Magal, Jorginho, Neném (o maior atilheiro da Seleção com 336 gols) e Buru são os principais responsáveis pela colocação que o Brasil ocupa hoje. O último da lista foi eleito o melhor jogador do mundo pela FIFA, em 2007.

Além de títulos e fama internacionais, o nosso futebol de areia é reduto de craques veteranos que após abandonarem os gramados, alongam a carreira mais uma pouco na praia. São os casos de Júnior, Edinho, Zico, Cláudio Adão, Romário, Paulo Sérgio e Roberto Dinamite.

*** Foi no ano de 2005 que o beach soccer recebeu o selo da FIFA, entidade máxima do futebol internacional e quando foi realizado o primeiro Mundial. A França sagrou-se como o primeiro vencedor. De lá pra cá, mais quatro edições foram realizadas, anualmente, sendo que todas foram conquistadas pelo Brasil.***

Nenhum comentário: