segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Entrevistas - Willian (Shakhtar Donestk)

Procurando sempre manter o "Ritmo (frenético) de Jogo", trouxemos à vocês, leitores, mais uma reportagem do quadro "Entrevistas". Desta vez, entrevistamos o jovem brasileiro do Shakhtar Donestk-UCR, Willian.Willian Borges da Silva, nascido no dia 9 de agosto de 1988 na cidade de Riberão Pires-SP, é mais um grande jogador que começou cedo na carreira futebolística e que deixou o futebol brasileiro para tentar ganhar a vida no exterior.

Começou sua carreira profissional em 2005 pelo Corinthians, onde já atuava pelas categorias de base desde os 10 anos de idade. Mas foi em 2007 o grande momento de sua carreira. Após ser titular da Seleção Brasileira na conquista do Sul-Americano sub-20, ganhou a posição de titular do Corinthians e foi o grande destaque da equipe até agosto, quando foi negociado com o Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, na maior transação da história do clube. Por meio de entrevista por e-mail, Willian conta sobre sua carreira, sua adaptação na gélida Ucrânia, seus sonhos e perspectivas para o restante da atual temporada.

(Jonas) - Bom, apesar de você já estar algum tempo na Ucrânia, a sua ida para o futebol europeu foi um pouco precoce. Como foi a sua adaptação na gélida Ucrânia e ao futebol europeu? O que levou você a trocar o Corinthians pelo, na época, pouco conhecido Shakhtar Donestk?

(Willian) - Eu senti que era o momento de sair, pois fizeram uma grande proposta para mim e para o Corinthians. Na época eu viajei para a Ucrânia para conhecer a cidade e o clube e quando cheguei vi que o Shakhtar tinha uma excelente estrutura e projetos ambiciosos e isso me fez ter mais certeza de que deveria aceitar. O começo aqui na Ucrânia foi um pouco complicado, pois o futebol é muito diferente, com muito mais força, mas acredito que me adaptei rápido. O único problema que ainda enfrento é o idioma, que é complicado, mas consigo me virar.

(Jonas) - Como é a sua relação com o elenco do Shakhtar (jogadores, treinadores, comissão técnica)? Os brasileiros te ajudam ou ajudaram em alguma coisa?

(Willian) - Tenho uma ótima relação com todos do Shakhtar. Sou um cara tranquilo, fico na minha e me dou bem com todos. Os brasileiros me ajudaram muito no começo, quando eu estava me adaptando. O Brandão, que já estava no Shakhtar há cinco anos, foi um cara que me ajudou muito.

(Jonas) - Pelo Corinthians, que eu me lembre, você marcou apenas 2 gols antes de ser vendido, e pelo Shakhtar, também não marcou muitos gols. Essa escassez de gols, alguma vez atrapalhou você em algum momento de sua carreira? O que você anda fazendo para combater esta deficiência?

(Willian) - Desde a época que eu estava no Corinthians eu treino muito finalização e acredito que evoluí bastante nos últimos anos. Aqui no Shakhtar tenho feito mais gols. Nessa temporada, em 20 jogos já marquei 3 gols. Na temporada passada, marquei 7 vezes. Além disso, sou um jogador que dá muitas assistências.

(Jonas) - Você com certeza deve ter visto que o Corinthians já está planejando um plantel para a disputa da Libertadores de 2010. Você possui algum interesse em disputar a Libertadores pelo Timão em 2010, ou já teve alguma sondagem ou contato para retornar ao Corinthians no ano do centenário para participar desta competição?

(Willian) - Sondagem já houve e é claro que tenho o sonho de voltar um dia. Mas hoje estou muito feliz aqui no Shakhtar, pretendo conquistar mais títulos pelo clube e depois atuar em outro centro da Europa. No futuro pretendo voltar ao futebol brasileiro, mas antes tenho outros objetivos.

(Jonas) - Ano passado, foi um ano incrível para o Shakhtar, onde vocês conquistaram nada menos que a Copa UEFA (atual Liga Europa). Diga para nós como foi participar e vencer este torneio tão competitivo na Europa, e como andam os objetivos do Shakhtar na atual temporada.

(Willian) - Foi um momento muito importante para o clube e também para a minha carreira. Todo jogador sonha em um dia ganhar um título importante como uma Liga da Europa e uma Liga dos Campeões e no nosso caso foi ainda mais especial por termos sido o primeiro clube da Ucrânia a conquistar esse título. Os objetivos nessa temporada são ganhar o Campeonato Ucraniano e vencer a Liga Europa novamente.

(Jonas) - Em 2007, você estava presente naquele excelente grupo que participou da Copa do Mundo Sub-20 e que tinha tudo para ser campeão, entretanto, não foi bem isso que aconteceu. Explique para nós como foi a sua passagem por aquela seleção, como era o seu relacionamento com jogadores que também foram atuar na Europa (Alexandre Pato, Jô, Renato Augusto, Carlos Eduardo...) e o porque que dela não ter vingado no Mundial Sub-20.

(Willian) - O time realmente era muito bom, tinha vários jogadores de qualidade, que estavam jogando como titulares nos clubes, mas é difícil explicar porque não deu certo. Tínhamos um ótimo relacionamento dentro e fora de campo. Acho que faltou algo, mas sinceramente não sei explicar. Às vezes falo com alguns jogadores daquele grupo pela Internet.
(Jonas) - Você é ainda um jogador jovem e que deve sonhar com a seleção brasileira e em disputar uma Copa do Mundo. Ainda há esperanças de jogar Copa do Mundo de 2010, ou você já está planejando participar da Copa de 2014, no Brasil?

(Willian) - Esperança de ir para a Copa de 2010 eu ainda tenho, embora saiba que o grupo já está praticamente fechado e é muito difícil. Vou continuar fazendo meu trabalho, treinando muito, tendo boas atuações e vou aguardar uma chance. Se não for agora espero ter uma chance em 2014.

(Jonas) - Como é disputar o clássico entre Shakhtar Donestk e Dínamo de Kiev? Há alguma semelhança entre os clássicos daqui como, por exemplo, Corinthians e Palmeiras?

(Willian) - A rivalidade é muito parecida com a de um Corinthians e Palmeiras. É um clássico de muita rivalidade, os estádios estão sempre cheios, os jogadores entram muito motivados, chegando duro. Felizmente nos últimos anos temos levado a melhor contra eles.
(Jonas) - E por último, houve algum interesse ou propostas de outros times da Europa? Sonha em jogar em um grande centro da Europa? Como por exemplo...?

(Willian) - Proposta oficial ainda não houve, somente algumas sondagens, uma delas do Barcelona e fiquei honrado com isso. É claro que tenho o objetivo de atuar em um grande centro como Espanha, Itália e Inglaterra, mas vou esperar com tranquilidade, pois estou feliz aqui hoje.

Atualmente, Willian é um dos principais jogadores do elenco do Shakhtar Donestk. Participou de praticamente todas as partidas do clube ucraniano como titular e marcou 8 gols na atual temporada. Prova de que passou de promessa para uma realidade do futebol.

3 comentários:

Luan disse...

A hora que ele fala de uma proposta do Barça foi animal. Parabéns moleque AUHHUHUA

Jonas disse...

valeu luan !!! HUHAEUSHUAHUEH

PV disse...

Olha só...
Faz um tempo que eu leio que ele tá triste, que não joga, que não se adaptou ao frio...

Ainda bem!
E Vai Corinthians!