quinta-feira, 17 de maio de 2012

A assessoria de Anderson Silva


Não é nenhuma novidade que grande parte dos atletas de maior visibilidade têm suas falas, entrevistas, tweets (e até seu comportamento) moldados por uma porrada de assessores de imprensa muito bem pagos.
No caso do lutador Anderson Silva, é preciso? Sim. É bem feito? Não.
Antes de abrir uma conta na agência 9ine, Anderson era conhecido por não ser nada humilde, dizer que é "foda" e às vezes dava respostas em coletivas que não correspondiam ao alto nível do atleta. Antes da 1ª luta com Sonnen, ao ser questionado sobre as declarações desrespeitosas do atleta americano, Anderson respondeu “Falar de mim é fácil, difícil é ser eu”. Po cara, que resposta idiota de 4ª série do primário. Fica ainda mais difícil com essa sua voz.
Agora que Anderson é assessorado pela 9ine, tudo o que ele faz com relação às provocações de Sonnen é simplesmente ficar calado.
Po Anderson, vem aqui abrir uma conta na minha agência de assessoria. Tudo o que tenho a te dizer é: “Não diga nada” e você me paga uns bons milhares de reais por mês pra eu conseguir tomar minha santa cerveja de sexta-feira.
O cara zoa Anderson, zoa o Brasil, zoa todo mundo e o Spider fica quieto. A resposta é “vai esperar e responder na luta”.
Não cara, tem que dar uma resposta de gente, tem que impor o respeito antes da luta, tem que fazer como o Wanderley fez, chamou a atenção do cara e ainda mandou gravar pra mostrar pra geral (veja).
Assessoria de imprensa não é só ensinar a ser politicamente correto e ficar fora de polêmicas, é auxiliar a pessoa (atleta) a criar uma boa identidade com o público, e aí é que está o cenário chave, o público do UFC não gosta de ser desrespeitado, UFC é luta, é sangue, não é Wimbledon e as polos brancas. Esse é o raciocínio que deveria rolar com a assessoria de Anderson.
Se o Spider não retrucar, não impor o respeito, não defender o país, a rivalidade fica amena, e os holofotes em cima da luta esfriam. E o pior, o público deixa de se identificar. Mas, tem uma coisa, vamos retrucar como gente grande né? Nada de frases infantis sem sentido nenhum.
Amigos da 9ine, pensem nisso.

Nenhum comentário: