sábado, 25 de agosto de 2012

O clássico 'B'

Em um intervalo de apenas dois dias, Real Madrid e Barcelona voltam a testar a rivalidade de seus torcedores e jogadores. Mas não se engane, torcedor! O clássico deste sábado, 25, colocará frente a frente duas equipes que não se enfrentam há 14 anos. O Barcelona B viaja à capital espanhola para enfrentar o Real Madrid Castilla, a equipe B dos merengues, pela segunda rodada da Liga Adelante, a Segunda Divisão espanhola.
Para se ter uma ideia da importância do jogo de sábado, apesar de ser apenas a segunda das 42 rodadas do campeonato, será a primeira vez que Real Madrid Castilla e Barcelona B se enfrentarão desde a temporada 1997/1998. Na ocasião, em duelo que valia o acesso à Segundona, os catalães, que contavam com os rostos familiares de Carles Puyol e Xavi Hernández, jovens promessas na época, venceram as duas: 5 a 0 na primeira partida e, na semana seguinte, 2 a 0 na segunda. Desde então, nenhuma partida entre as duas equipes voltou a acontecer.
O retrospecto no 'Mini-Clássico' é favorável ao Castilla que, em 28 confrontos – o primeiro deles ocorreu na temporada 1982-83, empate de 1 a 1 –, saiu vitorioso em 14, empatou seis e perdeu os outros oito para o rival da Catalunha.

Apesar da partida acontecer no estádio Alfredo Di Stéfano (foto), onde o Real Madrid Castilla não sabe o que é perder há cinco jogos (todos válidos pela Segunda B, uma espécie de Terceira Divisão da Espanha), o 'Mini-Barça' é mais experiente na Liga Adelante, já que está em sua terceira temporada consecutiva na competição. Aliás, nas duas últimas temporadas, o Barcelona B, que é o celeiro de mais da metade dos jogadores do time principal, terminou na metade superior da tabela (terceiro em 2010/2011 e oitavo em 2011/2012).
As duas equipes tiveram perdas consideráveis para esta temporada. Os catalães perderam Montoya, Jonathan dos Santos, Muniesa e Bartra, uma vez que foram efetivados à equipe de cima, e não poderão aparecer mais no time B. A perda poderia ser ainda maior, se Cristian Tello não possuísse uma ficha que permitisse reforçar a equipe B em determinados momentos do campeonato.
Pelo lado do Castilla, apesar de ter conseguido manter a base promissora que venceu seu grupo na Segunda B 2011/2012 com sobras, as vendas de Carvajal e Joselu, para Bayer Leverkusen e Hoffenheim, respectivamente, farão falta.

As esperanças, tanto para o Castilla, quanto para o Barça B, estão depositadas em jogadores espanhóis. Pelo lado azul-grená, as esperanças estão depositadas em cima do meia Sergi Roberto e do atacante Gerard Deulofeu. Com passagens pelas seleções de base da Espanha, os dois prometem chamar a atenção do treinador de 'cima', Tito Vilanova, nesta temporada. Há ainda o goleiro Oier Olazábal, que, às vezes, aparece nas convocações para a equipe 'A', o meia espanhol Kiko Femenía e os portugueses Agostinho Cá e Edgar Ié, contratados a 'peso de ouro' do Sporting.

Os merengues, por sua vez, estão otimistas por uma boa temporada devido à dois jogadores: Jesé Rodríguez e Denis Cheryshev. O primeiro foi o artilheiro da Euro Sub-19, com cinco gols em quatro jogos, o que acabou por despertar o interesse de clubes como o Benfica. Já o segundo, apesar de ter nascido na gélida Rússia, está desde 2002 nas equipes de base do Real Madrid e possui, inclusive, cidadania espanhola.

Como não poderia deixar de ser, há também brasileiros nas duas equipes. Com apenas 19 anos, o meia-atacante Rafinha Alcântara, filho caçula do ex-jogador Mazinho, é a figurinha tupiniquim no álbum da equipe catalã. Já pelo lado do rival madrilenho, o lateral-direito Fabinho, de 18 anos, que está emprestado até o fim da temporada pelo Rio Ave, é o encarregado de representar o Brasil em uma equipe que já teve César Prates e Iarley como representantes.


Curiosidades:
- Real Madrid Castilla é a única equipe da Segunda Divisão espanhola que jogou uma competição européia estando nesta divisão. O fato aconteceu na temporada 1980/1981.
- A equipe madrilenha foi vice-campeã da Copa del Rey da temporada 1979/1980. Perdeu a final justamente para o 'pai' Real Madrid, por 6 a 1. (Confira os gols da partida >>> http://www.youtube.com/watch?v=BdKxyoR0h7k)
- O cantor espanhol Julio Iglesias já foi goleiro do Real Madrid Castilla. Iglesias atuou no clube entre 1958 e 1962.
- O ex-treinador do Barcelona, Josep Guardiola, começou a implantar a metologia que revolucionaria o futebol primeiramente no Barça B, durante a temporada 2007/2008. O resultado? O treinador levou o título da Tercera División (Quarta Divisão) e foi efetivado na equipe principal na temporada seguinte.

Nenhum comentário: